sexta-feira, 26 de março de 2010

De quando recebi do município de Rio Grande a honraria da Comenda da Ordem de Silva Paes

Recebendo a Comenda do Prefeito Fábio Branco

O grato e honroso feito teve ocasião no dia 19 de fevereiro de 2010, na minha cidade natal de Rio Grande, RS, Brasil.

Um apanhado de notícias nos jornais da região:

"A Ordem surgiu a partir da Ordem de Cristo, comenda portuguesa recebida pelo brigadeiro Silva Paes. Ela foi criada em 1983 e tem como objetivo distinguir personalidades, rio-grandinas ou não, que trabalham e ajudam no desenvolvimento do município.
[...]
Guilem Rodrigues da Silva - O professor recebe a homenagem no Grau de Comendador. Nascido no Rio Grande, atualmente é membro do Tribunal de Contas da cidade de Lund, na Suécia, onde lecionou por 20 anos na Universidade Popular." Leia mais no Diário popular e no Porto tchê!


Abençoado pelo Bispo Dom José Mario

"O chanceler da Ordem de Silva Paes, Edes Cunha, discursou sobre a importância da condecoração e frisou alguns dos homenageados. Na sequência, Branco fez a entrega oficial das comendas aos quatro novos representantes. Depois disso, Guilem Rodrigues da Silva também falou, em nome de todos. “Esta homenagem ficará para sempre na nossa memória e transmitiremos aos nossos filhos e netos a importância e a emoção de fazer parte desta ordem”, disse. A finalização do evento ficou por conta do prefeito, que comentou rapidamente sobre cada um dos novos integrantes."
Leia mais esta reportagem no Diário Popular.

"Rio Grande completou ontem 273 anos de fundação. O aniversário da cidade mais antiga do Rio Grande do Sul foi comemorado com Te Deum (celebração de ação de graças) realizado na Catedral de São Pedro, às 17h, e com solenidade de entrega de condecorações da Ordem de Silva Paes, ocorrida no final da tarde, junto ao monumento do Brigadeiro José da Silva Paes, fundador da cidade.

Durante a cerimônia, presidida pelo prefeito Fábio Branco, Grão-Mestre da Ordem, foram homenageados o ginete rio-grandino José Fonseca Macedo, o Zeca Macedo, e o engenheiro naval Nelson Luiz Carline, ambos no Grau de Cavaleiro; o professor Guilem Rodrigues da Silva, no Grau de Comendador, e o professor Fernando Amarante Silva, presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), no Grau de Oficial." Leia no Jornal Agora.

"Parece coisa de maçonaria, sociedade secreta, livro do Dan Brown, mas não é. Na sexta-feira, 273º aniversário de fundação de Rio Grande, acontece a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes" Leia no blog Rumos do Sul, da RBS.

Algumas palavras em um pequeno agradecimento ao município de Rio Grande.
.